Esta atividade foi sobre o correio eletrônico.
Objetivos: desenvolver a auto-estima, desenvolver habilidades no uso do laptop, elaborar uma mensagem, identificar meios virtuais de comunicação.
Materiais utilizados: laptop, papel, lápis preto.
Desenvolvimento: Conversa informal sobre os meios de comunicação como: carta, revista, jornais, televisão, rádio, computador, DVD, livros, telegrama, celular, telefone, bilhete, recados, PECs, fotos e email. Primeiro, expliquei para que usamos esses meios de comunicação, mostrei alguns existentes em sala de aula como: revistas, jornais, cartas, livros, PECs, gibis. Pedi que manuseasem. Fomos conversando até eles percebessem que alguns meios de comunicação não precisa estar presente para que a mensagem chegue ao seu destino. Eles perceberam, também, que a mensagem tem remetente e destinatário e expliquei o significado de cada um. Os alunos mais velhos começaram a indagar sobre email no computador e partir dessa indagação deles. Alguns tem perfis em redes sociais e tem emails. Os alunos que não tinham email, providenciei. Tenho alunos que não estão alfabetizados, então tive que escrever o que eles ia falando em letra bastão e com lápis preto, porque um deles não visualiza letra muito pequena. Mostrei que a pessoa que receberá a mensagem precisa ter um endereço de email, também. Na foto, pode-se ver o aluno escrevendo a mensagem, como não está acostumado, teclou letra por letra.
Observações: Os alunos participaram ativamente da atividade, tornando mais fácil a compreensão da mesma. E eles puderam sentir que fazem parte desse mundo virtual no qual, ainda existem pessoas fora dessa realidade em pleno século XXI.
Como educadoras que somos é nosso dever ampliar a inclusão social e digital.
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário